terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Retratos – A distância focal ideal para evitar distorções

A relação entre distância focal e distorção em retratos é uma discussão frequente nos fóruns de fotografia, já encontrei muitos tópicos falando sobre o mesmo assunto em fóruns brasileiros e estrangeiros, e toda semana surgem novos. Em um destes tópicos, achei uma imagem interessante, que ilustra bem o assunto que vamos tratar aqui. 

Com a imagem acima podemos concluir que distância focal menor tende a dar o aspecto “narigão”, enquanto comprimentos mais longos tendem a achatar o rosto da pessoa, dando um aspecto “gordinho”. Não queremos esses efeitos nos nossos retratos, não é? Uma vez que o ponto mais importante de um retrato é mostrar quem a pessoa realmente é, sem distorções, quando não estamos buscando alguma coisa mais artística.

O ideal, segundo a imagem, parece variar entre 70-100mm, mas você deve experimentar. Vários fatores podem influenciar na “distância focal ideal”, se você estiver fotografando com uma câmera full-frame, por exemplo, a distância focal ideal será menor em relação a uma câmera APS-C.

A distorção na imagem está também associada a distância de trabalho entre a câmera e o objeto a ser fotografado. Se você é iniciante, faça um teste agora! Pegue a sua câmera e experimente as distâncias focais, veja a relação entre elas e a distância de trabalho. Se você já tem um pouco de experiência já deve conhecer essa relação.

Sem comentários:

Enviar um comentário